Ibirité Integrado
Ibirité Integrado
Publicado em 24/05/2018 15:04 - Atualizado em 12/01/2021 14:00
O que é o Ibirité Integrado?
É um equipamento público, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que integra em um só lugar vários serviços prestados à população pela Prefeitura de Ibirité, de forma célere e efetiva. Esta integração de diversos setores e as nova instalações proporcionam aos munícipes um menor deslocamento e um atendimento mais confortável. A gestão integrada de recursos permite uma melhor eficiência na prestação dos serviços e redução de custos.
Principais serviços
SINE
O Sistema Nacional de Emprego - SINE é um programa do Governo Federal que dispõe de um conjunto de ações voltadas para facilitar a inserção ou reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho.
Os recursos financeiros mantenedores do SINE são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT. Em Minas Gerais o SINE é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE, que em parceria com a Prefeitura de Ibirité disponibiliza gratuitamente os seguintes serviços:
Captação de vagas
Cadastro do trabalhador e encaminhamento para entrevista
Encaminhamento para entrevistas de emprego
Documentos necessários para o atendimento: CTPS, nº do PIS, RG e comprovante de endereço
Emissão de carteira de trabalho
1ª via: RG, CPF, certidão de nascimento e comp. de endereço.
2ª via: Acrescentar o boletim de ocorrência e o nº da carteira perdida;
Requerimento do Seguro-desemprego
Documentos da rescisão, original e o xerox do RG, CPF e comp. de endereço
Junta de Serviço Militar
A Junta de Serviço Militar é um órgão alistador pertencente à estrutura administrativa da Prefeitura Municipal. O alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino, e deve ser realizado na Junta de Serviço de Serviço Militar mais próxima de seu domicílio.
Alistamento Militar (RG, CPF, e comprovante endereço)
Certificados de dispensa ou isenção
Requerimento de segunda via de documento
Transferência de Domicílio
Apresentação anual de reservista ou MFDV
Requerimento de contagem tempo serviço militar
Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social
Cadastro Único
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
O cadastro é obrigatório para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Desta forma funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.
Novo cadastro / recadastramento / atualização
RG e CPF de cada morador da unidade familiar
Comprovante endereço
Transferência de domicílio
Emissão de folha resumo / SIBEC
Bolsa família e outros
Serviços da Secretaria de Fazenda
Emissão de guias e parcelamento de IPTU
Emissão de guias de ISS (imposto sobre serviços);
Emissão de alvará de funcionamento.
Endereço: Av:. São Paulo, 608 - Vila Nova Esperança - Ibirité ( Shopping Ibirité Mall)
Info:. (31) 3079-6168.
por Comunicação