01 de agosto - Dia Mundial da Amamentação
Saiba mais sobre a amamentação e como opera o Banco de Leite de Ibirité
Publicado em 01/08/2023 11:45 - Atualizado em 01/08/2023 11:48
01 de agosto - Dia Mundial da Amamentação
Saiba mais sobre a amamentação e como opera o Banco de Leite de Ibirité
Criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), esta data tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação, e consequentemente, do leite materno na vida da mãe e do filho.
No dia 01 de agosto de 1990, foi organizado um encontro pela OMS e pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Neste encontro, foi elaborado e oficializado a Declaração de Innocenti, documento que discutia a importância que tem o leite materno no combate à mortalidade infantil.
Após a criação deste documento, foi fundada a Aliança Mundial de Ação pró-Alimentação (WABA). Posteriormente, em 1992, foi instituída a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM).
O Ministério de Saúde brasileiro promove esta campanha oficialmente desde o ano de 1999, elaborando campanhas temáticas anualmente.
De acordo com a UNICEF, apenas 4 entre 10 bebês têm a alimentação majoritariamente baseada no leite materno. Dado este que destoa do ideal determinado pela OMS, que é de 6 a cada 10.
Um dos objetivos da data, e destas campanhas, é ressaltar também a importância da doação de leite materno, para as crianças que não puderam receber o mesmo de suas mães.
Quais são os benefícios da amamentação?
O ato de amamentar promove o desenvolvimento do bebê em seus primeiros meses, suprindo suas necessidades nutricionais. Auxilia também no fortalecimento do vínculo familiar entre mãe e filho.
O leite materno potencializa, para o bebê, o desenvolvimento do cérebro, da defesa do organismo, além de diminuir o risco de enfermidades como diabetes e obesidade. Para a mãe, a amamentação reduz o risco do diagnóstico dos cânceres de mama e ovário.
Amamentação e doação de leite em Ibirité
A Maternidade de Ibirité possui uma seção dedicada a coleta de leite materno. O setor está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
A colheita pode ser feita pela mãe em domicílio. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:
• Higienize as mãos e os seios;
• Utilize toca ou lenço para cobrir os cabelos;
• Massageie o local em sentido circular;
• Despreze as primeiras gotas de leite;
• Colha o leite em um frasco devidamente higienizado;
• Ferva o leite por 15 (quinze) minutos, a partir do ponto de fervura;
• Reserve o material em um local de temperatura máxima de -3ºC;
• O material pode ser estocado por, no máximo, 15 (quinze) dias.
Após o parto, as gestantes são orientadas sobre a importância do aleitamento materno e também sobre a doação de leite. Caso a puérpera se interesse, é feito o cadastro por meio de uma ficha. Após efetuação do cadastro, o pedido é encaminhado ao pediatra para que o profissional avalie o caso e a condição da doadora. Passada a parte de documentação e avalição, a puérpera apta a doar pode se direcionar a Maternidade, no horário, para efetuar a doação.
Para quem deseja doar, mas não consegue comparecer ao local, há também o serviço de coleta do leite materno. O colhimento é feito todas as terças-feiras, durante o período matutino. Há visita de uma funcionária responsável pelo cadastro, conferência do cartão pré-natal e exames, avaliação médica e preenchimento de ficha clínica. Após este processo, há a coleta do material armazenado. Todo leite colhido em Ibirité é encaminhado a Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, onde é analisado, pasteurizado e submetido ao controle de qualidade para ser distribuído as crianças necessitadas.
Para doação, é necessário que a mãe esteja amamentando o próprio filho e possua excesso de leite. É essencial que a doadora não fume, e não consuma bebidas alcoólicas. Os exames de pré-natal devem ser recentes e com resultados compatíveis aos parâmetros exigidos. Também é proibida a doação de quem realizou transfusão de sangue no período retroativo de 365 dias.
O leite materno é disponibilizado para os recém-nascidos que são prematuros, estão abaixo do peso ideal, internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e berçário ou aqueles que não podem amamentar em seio materno.
por Comunicação