Abril Azul: Mês dedicado à conscientização do autismo
Conheça o Centro de Apoio Biopsicossocial de Ibirité (CABI)
Publicado em 03/04/2023 16:32 - Atualizado em 01/04/2024 16:21
Abril Azul: Mês dedicado à conscientização do autismo
Conheça o Centro de Apoio Biopsicossocial de Ibirité (CABI)
Conhecido também como Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo é um transtorno caracterizado por desafios no comportamento, na socialização e na comunicação, diagnosticado na maioria das vezes, entre 2 e 3 anos de idade.
Este transtorno faz com que a criança apresente característica como: dificuldade na fala; dificuldade em expressar suas ideias e sentimentos; contato visual de baixa qualidade com outras pessoas e movimentos repetitivos.
Sinais e Sintomas:
1) Desafios na comunicação – a criança tem problemas para se comunicar com outras pessoas e muitas vezes, não sabe se expressar usando palavras;
2) Desafios na socialização – costuma se isolar de outras pessoas, tem dificuldades para fazer amigos, iniciar uma conversa ou até mesmo olhar nos olhos das outras pessoas;
3) Desafios no comportamento – a criança costuma realizar movimentos repetitivos e geralmente brinca sempre com os mesmos objetos. Além disso, ela não demonstra sinais de dor, repete frases e palavras em locais inapropriados, tem crises de raiva, não responde quando é chamada pelo nome, confundindo até com um problema de audição, entre outros.
CABI
O Centro de Apoio Biopsicossocial de Ibirité (CABI) é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Ibirité em conjunto com a Secretaria de Educação, que presta assistência e cuidados especialmente para crianças e adolescentes, matriculados na Rede Municipal de Educação, com alguma dificuldade de aprendizado ou resultado de uma deficiência ou transtorno.
Com objetivo de fornecer suporte para melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida das crianças, adolescentes e suas famílias, os profissionais do CABI são capacitados a acolher e orientar sobre as ações pedagógicas e sociais a serem tomadas após a identificação de algum atraso no processo educacional.
Objetivos:
• Garantir o atendimento às crianças e adolescentes que necessitam da análise multidisciplinar para levantamento de dados;
• Acolher as famílias para fortalecimento da anamnese e tratamento;
• Possibilitar um trabalho direcionado aos alunos que necessitam de intervenções pedagógicas específicas a sua patologia ou deficiência no processo escolar;
• Proporcionar apoio aos profissionais das unidades escolares onde os recursos educacionais já se esgotaram;
• Minimizar as situações de abandono e infrequência oriunda ao fracasso escolar;
• Encaminhar as famílias, caso seja necessário, ao serviço de proteção e órgãos competentes;
• Desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de agravos, que permitem, entre outros, melhoria do rendimento escolar, recuperação de autoestima e da confiança e retenção escolar.
Etapas de acolhimento
1- Detecção da condição especial do aluno pelo professor e especialista escolar;
2- Preenchimento e envio da ficha para contato com o CABI;
3- A avaliação do caso do aluno;
4- Com o surgimento de uma vaga, o CABI convida o aluno e a família para o conhecimento dos serviços;
5- Agendamento da entrevista com a psicopedagoga do CABI e o responsável do educando;
6- O aluno é atendido pelo psicopedagogo e encaminhado para os demais profissionais do CABI, conforme a necessidade, e, posteriormente, para o sistema de saúde buscando o fechamento do diagnóstico médico.
Especialidades que o projeto oferece:
• Fonoaudiologia
• Nutrição
• Psicologia familiar
• Psicologia infantil
• Psicopedagogia
• Serviço social
• Terapia ocupacional
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
O AEE é um serviço educacional prestado para alunos com deficiência física, intelectual, mental ou sensorial; estudantes com transtornos globais e do desenvolvimento e crianças/adolescentes com altas habilidades/superdotação. Esse projeto busca elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade destinados a eliminar barreiras na participação e aprendizagem no ambiente escolar.
por Comunicação