Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresenta o Programa Cultura Cooperativa Agro
O encontro será destinado aos trabalhadores rurais do município
Publicado em 23/02/2023 11:24 - Atualizado em 23/02/2023 11:52
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ibirité apresenta o Programa Cultura Cooperativa Agro, em parceria com o Sebrae
O encontro será destinado aos trabalhadores rurais do município
No dia 02/03/2023 (quinta-feira), a Prefeitura de Ibirité, por meio do Departamento de Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e com apoio da Câmara Municipal apresentará o Programa Cultura Cooperativa Agro no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Ibirité: rua Mato Grosso, 2, Vista Alegre.
Participarão do evento os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ibirité, o Coordenador Regional do Sebrae-MG, Bismarck Esteves, o Técnico Extensionista da Emater, Juliano Toledo e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirité, Ernane Antunes.
Destinado aos trabalhadores rurais do município de Ibirité, o encontro é um primeiro passo para a implantação da cooperativa de agricultores locais. Os representantes do Sebrae vão auxiliar a quem demonstrar interesse em fazer parte da cooperativa.
IMPORTÂNCIA DO COOPERATIVISMO RURAL
O Programa Cultura Cooperativa Agro a ser instituído em Ibirité é um instrumento de acesso a mercados e contribui para o fortalecimento da agricultura local, mediante fomento à comercialização dos produtos e fornecimento de serviços aos cooperados.
Benefícios em fazer parte do Programa:
- Acesso a mercados, que isoladamente seria mais complicado;
- Agregação de valor à produção dos cooperados;
- Coordenação da cadeia produtiva em relação horizontal;
- Economias em escala nos processos de compra e venda, isto é, barganha adquirida nas compras e nas vendas coletivas;
- Geração e distribuição de renda de forma equitativa;
- Inclusão de produtores, independentemente de seu tamanho e sistema de produção;
- Prestação de serviços e o acesso e adoção de tecnologias aos seus cooperados.
COOPERATIVISMO E CENSO AGROPECUÁRIO NO BRASIL
O Cooperativismo é um modelo socioeconômico fundamentado na participação democrática, na independência, na solidariedade e na autonomia dos que se unem de forma voluntária em prol de um mesmo objetivo econômico e social. Quando várias pessoas se juntam em busca de um bem comum, com foco no equilíbrio e na promoção de melhores oportunidades, elas formam uma cooperativa, na qual se trabalha de forma a gerar benefícios iguais a todos os membros, os chamados cooperados.
O último Censo Agropecuário do Brasil foi realizado em 2017, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Feito em mais de 5 milhões de propriedades rurais de todo o Brasil, o estudo apontou que 579,5 mil desses estabelecimentos estão associados a cooperativas, o que equivale a 11,4% de todos os estabelecimentos agropecuários do país. Desses, cerca de 410 mil são da agricultura familiar, ou seja, 71,2% dos estabelecimentos cooperados são do tipo agricultura familiar.
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) aponta que existem mais de 1.200 cooperativas agropecuárias em atividade no país, que geram cerca de 207 mil empregos.
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária
por Comunicação